Sabão Caseiro #Segunda-Feira
A muito tempo minha tia me dá sabão caseiro, e na minha opinião é o melhor para lavar roupas brancas, a gente sempre junta óleo usado pra fazer, ai teve um dia que estava na casa dela e ela resolveu me ensinar, não é que é fácil demais.
A ultima vez que minha mãe veio me visitar também fizemos com outra receita, pois a da minha tia ia soda caustica liquida já na receita da minha mãe era em flocos.
Uso muito pra lavar louça, mais pra desencardir roupas brancas tipo meia suja e pano de prato não há nada melhor, e vc ainda faz um bem economiza pois ele rende, não joga fora o óleo usado ajuda o meio ambiente e economiza um dindin.
Lembrando que pra qualquer receita:
Tire as crianças de perto, coloque uma touca no cabelo e prenda ele.
Use pra por a mistura, caixas de leite cortadas ao meio ou até uma bacia quadrada e potes de sorvete, pois depois irá cortar, não derrete plastico então fique tranquila.
Vamos as receitas? Escolha sua e mãos a massa.
1. Sabão líquido com óleo e álcool: o mais rápido
- 2 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de álcool
- 1/2 kg de soda em flocos ou escamas
Em um balde misture o álcool e a soda, depois, acrescente o óleo e mexa até fica homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos e acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo.
Depois, misture 20 litros de água em temperatura natural. Guarde em recipientes. Este sabão é ótimo para limpeza geral.
2. Sabão em barra com óleo : o mais famoso (Esse é o que sempre faço)
- 1 kg de soda cáustica em flocos
- 2 litros de água quente
- 5 litros de óleo de cozinha
- 1 Copo de Sabão em Pó
Se preferir, você pode colocar elementos decorativos, como ervas aromáticas, especiarias, flores secas, conchas etc.
Coloque no balde a soda cáustica e adicione lentamente 2 litros de água quente. Misture com muito cuidado utilizando a colher de pau até a soda cáustica dissolver completamente. Junte os 5 litros de óleo e um copo de sabão em pó e continue mexendo por 20 minutos.
Se quiser, este é o momento para colocar elementos de decoração. Misture até obter uma pasta consistente.
Despeje o conteúdo em um caixote de madeira forrado com um pano ou em formas, espalhe bem e acomode a pasta dentro do recipiente. Deixe secar por no mínimo 24 horas. Após a secagem, corte o sabão no tamanho desejado e enrole os pedaços em papel filme ou jornal.
3. Sabão com óleo e amaciante: o mais cheiroso
- 5 litros de óleo de cozinha usado
- 2 litros de água
- 200 ml de amaciante para roupas
- 1 kg de soda cáustica em flocos
Coloque a soda cáustica em um balde, em seguida, coloque a água fervendo e mexa até que a soda seja diluída. Acrescente o óleo aos poucos, em seguida coloque o amaciante e misture bem. Coloque em recipiente para secar e depois corte em tabletes.
4. Sabão com álcool, óleo e sebo: o mais trabalhoso
- 5 litros de água
- 4 litros de sebo derretido
- 4 litros de álcool combustível
- 2 litros de óleo de cozinha
- 1 kg de soda cáustica em flocos ou escamas
- 500 ml de desinfetante a base de eucalipto
- 30 ml de essência aromatizante
Em uma vasilha plástica grande coloque a água e a soda até dissolver bem. Acrescente o álcool mexendo sempre com um pedaço de madeira e devagar. Cuidado para não derramar a mistura sobre a pele. Junte o desinfetante sem parar de mexer.
Adicione o óleo aquecido mexendo sempre, após alguns minutos acrescente devagar o sebo derretido. Mexa por aproximadamente 45 minutos ou até formar uma substância parecida com parafina.
Coloque a essência e mexa por mais 5 minutos. Despeje em uma forma para esfriar por aproximadamente 12 horas.
5. Sabão com óleo e detergente: o mais econômico
- 6 litros de óleo usado
- 1 litro de soda cáustica líquida
- 1 litro de detergente de coco
Despeje todo o conteúdo em um recipiente plástico. Não mexa. Despeje o conteúdo em outro recipiente e troque de recipiente, passando de um para o outro por quatro vezes. Não passe mais vezes, pois a mistura endurece e fica difícil tirar do recipiente. Despeje em uma caixa de papelão e espere até secar.
6. Sabão com óleo e coco: o sabão de coco caseiro
- 2 litros de óleo de cozinha
- 500g de soda cáustica
- 2 cocos secos frescos
- 700 ml de água
- 125 ml de álcool
Bata no liquidificador a água e o coco até virar uma massa de grãos bem finos ou um creme homogêneo. Ferva este creme até reduzir a 3/4 da quantidade inicial, transformando-o em um creme de coco.
Esquente o óleo em uma panela, e coloque junto com o creme de coco em um balde. Acrescente a soda cáustica e misture até diluí-la completamente. Misture o álcool e mexa por 40 minutos.
Despeje o conteúdo em um recipiente liso forrado com papel manteiga. Aguarde endurecer e corte em tabletes.
7. Sabão em garrafa PET: o mais seguro
- 1 litro de óleo de cozinha usado
- 200 ml de água
- 240 ml de soda cáustica líquida
Utilizando um funil, coloque dentro da garrafa pet o óleo, a água e por último a soda cáustica. Balance um pouco a garrafa para que os produtos se misturem e tampe. Aguarde até que endureça, corte a garrafa em fatias do tamanho desejado e desenforme o sabão.
8. Sabão de abacate: o que pode ser usado na pele
- 5 kg de polpa de abacate
- 1/2 kg de sebo derretido ou banha
- 400 g de soda cáustica
- 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)
Quando o abacate estiver maduro, corte-o no meio e separe o caroço e a casca da massa. Coloque toda a massa em uma vasilha limpa e acrescente a soda, o sebo e o breu. Mexa durante uma hora. Coloque numa caixa forrada com plástico ou em formas e deixe no mínimo 24 horas para secar. Corte em barras.
Para obter maior consistência, deve-se acrescentar duas ou três colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.
Antes de usar na pele, espere pelo menos um mês, o tempo faz com que o poder corrosivo da soda cáustica neutralize. O abacate possui óleos importantes, benéficos para a pele.
9. Sabão de cinzas: o melhor para lavar roupas brancas
- 5 kg de sebo
- 2,5 kg de cinzas
- 5 litros de água
- 1/2 kg de soda cáustica
Derreta o sebo em fogo baixo até ficar uniforme. Ferva a água com as cinzas por 4 horas, deixe que elas assentem e use somente a água para juntar ao sebo. Mexa bem. Junte a soda bem devagar e já fora do fogo mexa bem até dissolver.
A cinza tem um alto poder branqueador. Para clarear panos de prato e toalhas de banho coloque-as de molho ensaboadas em um balde com uma “trouxinha” de cinzas. Lave normalmente no dia seguinte.
10. Sabão de erva doce e limão: o que não usa nem óleo, nem soda
- 50g de erva doce
- 1 litro de água
- 1 sabão de coco ou caseiro
- 1 colher de sal
- 1 casca de limão
Liquidifique o limão e o sal em pouca água, coe em um coador de pano e reserve. Rale o sabão e coloque para ferver junto com a água e a erva doce até que formem uma mistura única. Lembre-se de não usar uma panela de alumínio.
Quando o sabão derretido estiver morno, misture o suco da casca de limão e coe tudo. Mexa devagar e guarde em um pote fechado por uma semana antes de usar.
Vale lembrar que é imprescindível tomar todo cuidado possível ao preparar as receitas com água quente e soda cáustica para evitar acidentes domésticos. A soda é um corrosivo e pode causar danos gravíssimos.
Comentários
Postar um comentário