Sujeira no Ferro de Passar #Segunda-Feira
Como limpar o ferro de passar
Limpar o ferro de passar sempre teve uma receita bem conhecida: usar parafina e palha de aço. Mas não é porque todo mundo faz, ou diz que faz, que esta é a maneira correta de manter a base do ferro limpa e lisa. Atualmente a gama de materiais usados é mais diversa. As bases hoje podem ser feitas tanto de alumínio, como nos ferros a seco mais antigos, como de inox e cerâmica, que ainda recebem acabamento antiaderente ou esmaltado.
Adriana Gimenes, gerente de produtos da divisão de eletroportáteis da Electrolux, explica que ao fazer a limpeza aplicando parafina, material do qual é feita a vela, e palha de aço, o resultado será mais sujeira logo na próxima utilização do equipamento. Isso acontece porque a parafina deixa resíduos na base do ferro que, ao serem aquecidos, vão queimar e causar aquele efeito de amarelamento ou escurecimento. Esses resíduos podem se desprender nos tecidos e manchar as roupas. O mesmo acontece quando se usa algum tipo de cera na limpeza.
Por outro lado, usar palha de aço ou esponjas abrasivas para esfregar a base do ferro vai ocasionar riscos que muitas vezes não podem ser vistos a olho nu, mas são suficientes para enrugar, ao invés de alisar, os tecidos ao serem passados. Essa prática também pode retirar os revestimentos de esmalte ou antiaderente.
Julio Landaburu, gerente de Marketing de Eletrodomésticos e Ferramentas da StanleyBlack&Decker, comenta que o acúmulo de resíduos na base do ferro com o passar do tempo é normal. "Na verdade são pequenas partículas sintéticas derretidas que grudam na base", menciona. Adriana Gimenes afirma que esse acúmulo é causado pelo mal uso do equipamento, principalmente quando as pessoas não utilizam a temperatura adequada para passar cada tipo de tecido. Quando um tecido é passado em temperatura superior a que pode suportar, suas fibras acabam sendo queimadas e grudam no esmalte do ferro.
Na página a seguir, veja algumas receitas que podem ajudar a limpar o ferro.
Como limpar
- Misturar meio de copo de água com meio copo de vinagre branco
- Passar sobre a superfície do ferro ainda morno com o lado mais macio da esponja
- Finalizar passando um pano úmido várias vezes para remover toda a solução
"Para os ferros sem antiaderente, indicamos utilizar um saponáceo com uma esponja macia e esfregar somente nas sujeiras mais resistentes. Isso deve ser feito com o ferro desligado e totalmente frio", orienta. Ao fazer isso é preciso ter cuidado redobrado para que o saponáceo não entre nas saídas de vapor. Na página a seguir, saiba como limpar ferro a vapor.
Parte interna e saídas de vapor
Além disso, esse compartimento interno pode ser de ferro. Neste caso, o uso de produtos e também o hábito de guardar o ferro de passar sem esvaziá-lo podem fazer com que o compartimento enferruje. Quando isso acontece, as saídas de vapor começam a liberar partículas de cor escura.
Para garantir que os ferros a vapor sigam limpos e funcionando da maneira correta o ideal é realizar ao menos uma vez por mês o procedimento de autolimpeza descrito no manual de instrução do equipamento.
Adriana dá uma dica que pode fazer toda a diferença para manter a base do ferro limpa. Ela destaca que quando o ferro de passar cai no chão o termostato, peça que marca a temperatura do equipamento, pode ficar desregulado. Ou seja, internamente a peça marca uma temperatura, quando externamente está regulada para outra. Levar o equipamento a uma assistência técnica evita usar a temperatura errada para o tecido.
Essa postagem é da eletrolux, mais não me lembro em que site peguei, quem souber me avisa que coloco creditos.
Comentários
Postar um comentário