Como deixar roupas Brancas + Brancas #Segunda-Feira

Vasculhando pela boa e velha e nova rs internet,
Achei uma postagem sobre roupas brancas e achei super válida.

Vamos lá?


COMO DEIXAR AS ROUPAS BRANCAS MAIS BRANCAS




Não...não é propaganda de sabão em pó. (rsrsr)

Mas depois do post sobre as camisas brancas achei que seria útil dar umas dicas de como deixá-las sempre bem branquinhas. Afinal, roupa branca encardida não é nada bonita!












Depois de um tempo de uso e lavagens frequentes é comum percebermos que a peça de roupa branca está com um aspecto amarelado ou acinzentado.

Não estou me referindo a eventuais manchas não, mas aquela mudança de tonalidade geral que faz com que fique com aspecto de roupa antiga e muito usada.



Não é difícil deixá-las sempre com aparência de novas, vejam algumas dicas que aprendi com o tempo:



- Importante! Leia as instruções de lavagem da peça e cheque se pode ser lavada em casa ou tem que ser lavada a seco.



- Sempre é bom lembrar que roupa branca só deve ser lavada com outras roupas brancas.



- Antes de molhá-la verifique se tem alguma mancha. Se tiver, o melhor é tentar tirar pelo menos a maior parte antes da lavagem para que não espalhe.

Para manchas de gordura, molhos e sujeiras em geral produtos tira manchas como Vanish são ótimos. Manchas de caneta saem com álcool e de sangue basta esfregar o local da mancha com um pouco de água oxigenada de 10 volumes.



- Ao contrário que muita gente pensa, água sanitária (Cândida) ou outros produtos que contenham cloro, não são indicados para clarear roupa branca. Com o tempo o cloro amarela as roupas, além de corroer as fibras do tecido estragando-o. Use apenas se precisar tirar alguma mancha localizada mais difícil.



- Antes de colocar a roupa na máquina, é bom dar uma esfregada a mão. Isso se o tecido permitir, claro. Tecidos leves e delicados como algodões finos devem ser esfregados de forma bem suave. Coloque água suficiente para mergulhar a roupa, um pouco de sabão em pó e 2 colheres de sopa de álcool (aquele comum de 94,5% que usamos em casa) e dê uma leve esfregada. Deixe de molho uns 15 minutos e depois coloque na máquina ou termine a lavagem a mão.



- Na máquina, se o tecido permitir, programe o ciclo de molho longo. Coloque sabão em pó, produto clareador como Vanish se achar necessário (não coloco toda vez que lavo a roupa) e amaciante. Se a roupa estiver meio amarelada adicione um pouco de álcool na água da máquina. (2 colheres de sopa para o nível baixo e meia xícara de chá para o nível alto).



- Lençóis, toalhas de mesa ou de banho, guardanapos, roupas de profissionais da área médica o ideal é deixar de molho de um dia para o outro dentro da máquina de lavar. Assim os produtos agirão com mais eficiência.



- O sol é um ótimo clareador, mas estraga as fibras das roupas. Nossas avós colocavam a roupa para quarar ensaboando-as e deixando ao sol! Clareia mesmo, mas com o tempo pode danificar o tecido. Mas não tem coisa melhor para tirar mancha de guardado de peças como toalhas de mesa e guardanapos brancos!




- Se achar que fez espuma demais dentro da máquina pelo acúmulo de produtos, enxague a roupa mais uma vez. Resíduos de sabão na roupa branca pode deixá-la amarelada quando for passada.



- Roupas de seda pedem cuidado extra. Não deixe de verificar se deve ser lavada a seco ou não. Se puder ser lavada em casa use sabão para roupas delicadas, não esfregue muito e nem deixe de molho. No último enxague coloque 1 colher de sopa de água oxigenada de 20 vol. para cada litro de água. A roupa fica bem branquinha.



- Coloque a roupa para secar no varal, de preferência pendurada em um cabide de plástico ou cromado. Varais sujos e cabides de arame enferrujados podem marcar a roupa.




- Na hora de passar verifique se a base do ferro está bem limpa. É comum os tecidos deixarem resíduos na base do ferro, principalmente se não for antiaderente. Esses resíduos podem manchar a roupa branca.



- Às vezes o calor do ferro amarela tecidos de algodão, principalmente se a roupa não foi bem enxaguada e ficou algum resíduo de sabão. Coloque um pano de algodão para proteger a roupa de eventuais marcas que o calor excessivo ou sujeiras na base possam deixar.


Bem acho que é isso. Parece complicado, mas é questão de se acostumar com o processo. Depois fica meio automático.

Para quem têm auxiliar em casa sugiro que repasse essas dicas. Sou adepta da teoria: é melhor explicar bem direitinho como prefiro que um trabalho seja feito, do que esperar que o outro adivinhe e acabe fazendo de uma forma que eu não aprove. 

Poupa muito desgaste e algumas vezes até nosso bolso! rsrs

Comentários

Postagens mais visitadas