13 de abr de 2015

Limpeza rápida e eficaz: aprenda a limpar cada ambiente em 15 minutos #Segunda-Feira




Nem sempre é fácil manter a casa toda arrumada, não é mesmo? Com a correria do dia a dia, muitas vezes, roupas – que deveriam estar dentro do closet – acabam parando em cadeiras da sala; bolsas, em cima do sofá; os brinquedos das crianças, no chão…



Entretanto, é fato também que a maioria das pessoas gosta de viver em um ambiente bem organizado. Por isso, sempre que possível, se esforça para “dar uma ajeitadinha” na casa.


Mas, como nem sempre é possível dedicar horas à limpeza e à organização da casa, uma limpeza rápida acaba sendo uma ótima pedida!


De acordo com a personal organizer Claudia Moura, qualificada pela OZ! Organize Sua Vida e diretora da empresa Claudia Moura Personal Organizer, uma limpeza rápida (em que se gasta cerca de 15 minutos em cada cômodo) é indicada para pessoas que não têm muito tempo, trabalham fora ou têm uma ocupação (como cuidar das crianças, por exemplo) – o que, geralmente, não permite que se faça uma faxina mais longa e detalhada.


Ainda de acordo com a personal organizer, uma limpeza de 15 minutos é uma ótima alternativa para quando você fica sabendo que vai receber uma visita, “de última hora”, e não estava “preparada” para isto. Abaixo, Claudia ensina como fazer uma limpeza de 15 minutos nos principais cômodos da casa:


Limpeza de 15 minutos para a sala

Recolha a bagunça: sapatos, roupas, brinquedos, copos usados e outras coisas que não pertencem à sala.
Coloque as coisas no lugar: almofadas, chave de carro, bolsa etc.
Com tudo no lugar, pode-se iniciar a limpeza, que deve ser feita de cima para baixo, ou seja, primeiro os móveis, depois o chão.
Tire o pó dos móveis: você pode usar uma flanela, um pano de microfibra ou qualquer tecido macio. Você pode usar seco ou com o produto de costume (dependendo do tipo de móvel).
Para limpar o chão, você pode varrer, passar aspirador de pó ou até mesmo usar vassoura MOP.
Se optar por varrer ou passar um aspirador de pó, você terá que passar um pano úmido com o produto adequado para cada tipo de piso. (Se usar a MOP úmida, ela já ‘agarra’ a sujeira e faz o serviço da vassoura e pano juntos).



Limpeza de 15 minutos para a cozinha


O primeiro passo na cozinha é lavar a louça. Se tiver muita louça, opte por lavar os pratos, copos e talheres.
Depois, lave os plásticos e panelas. Se não der tempo de lavar tudo, você pode esconder alguma coisa no forno. (Mas não vale esquecer lá depois!).
Deixe a pia limpa.
Limpe o fogão. Se estiver muito sujo e não for possível retirar todas as peças para lavar, pelo menos tire a sujeira “grossa”.
Chão de cozinha não tem jeito: tem que lavar! Mas, quando não é possível, um pano bastante úmido já ajuda. Passe um pano bastante molhado primeiro e depois um mais seco.
Limpe a sujeira muito aparente nas portas dos armários, na porta da geladeira, nos azulejos com uma bucha ou pano úmido, sempre com o produto adequado para o tipo de superfície.

Limpeza de 15 minutos para o banheiro


No banheiro, o essencial é lavar o vaso sanitário com a bucha apropriada para isso e um pouco de sabão em pó.
Depois, com um pano úmido e seu produto de preferência, limpe a parte externa do vaso, o assento e a tampa.
Com uma bucha limpe também dentro da cuba da pia.
Com um pano úmido e o produto que costuma usar, limpe em cima da pia.
Limpe as portas dos armários também com um pano úmido e o produto que costuma usar.
Limpe o chão com pano úmido.
Troque o tapete.

Limpeza de 15 minutos para quarto de adulto



No quarto, a primeira coisa a se fazer é arrumar a cama.
Depois, guarde as roupas, sapatos e bolsas nos seus lugares.
Da mesma forma que na sala, faça a limpeza de cima para baixo: primeiro tire o pó dos móveis;
Depois, varra e passe um pano ou passe a vassoura MOP levemente úmida.

Limpeza de 15 minutos para quarto de criança

Arrume a cama.
Guarde os brinquedos, roupas, sapatos etc. nos seus lugares.
Faça a limpeza de cima para baixo: primeiro tire o pó dos móveis;
Depois, varra e passe um pano ou passe a vassoura MOP levemente úmida.


Então você já sabe: numa situação de “urgência”, ou quando a correria estiver muito grande, você pode arrumar sua casa gastando cerca de 15 minutos em cada cômodo (ou, se for o caso, arrumando somente a parte da casa que estiver mais bagunçada em 15 minutos).


“Mas, vale ressaltar, é muito importante que seja reservado um dia na semana, quinzena ou mês, para fazer uma faxina mais pesada, dar mais atenção aos detalhes (como rodapé, enfeites, lustre, ventilador de teto etc.), arrastar móveis e limpar vidros e janelas”, finaliza a personal organizer Claudia.