2 de mar de 2015

Organizando o guarda roupa # Segunda-feira


Sinceramente? não tem algo pior para mim do que um quarto bagunçado. Eu entro em paranoia ao ver tudo jogado, mal arrumado, faltando um pouco de feminilidade. Não custa nada deixar um dia de lado e por tudo em ordem e depois manter. Claro que não é tão simples assim, as vezes não temos essa vontade, essa hora para perder. Porém, quando tudo esta no seu devido lugar, dá um ar de conforto e alegria inexplicável. 


Segunda a consultora de moda Gloria Kalil, para que você tenha animo e motivação para enfrentar o guarda roupas, escolha um dia em que tudo deu errado e que você possa ataca-lo sem dó. Só assim você vai se livrar de tudo que não usa mais, de verdade!! DESAPEGA MENINA. 

Para começar, é preciso tirar todas as suas roupas das gavetas e cabides. SIM, vai ficar uma bagunça enorme.. até vai dar vontade de desistir, mas CALMA. Tudo vai se ajeitando, eu garanto. Mas lembre-se, tire o dia para isso, pois você vai precisar de tempo, mesmo. 




Pode ter certeza, você vai encontrar roupas que nem lembrava mais. Vamos fazer assim, separe as roupa em três pilhas: Guardar, reformar e doar. Aquelas que foram separadas para reforma, por fatla de botão, barra sem fazer, enfim.. qualquer coisa que as envolva, leve o quanto antes a uma costureira, se isso não for feito, logo elas voltaram para o armário e de lá vão demorar para sair novamente, vão por mim, experiencia própria. 

Após isso, é hora de limpar o guarda roupa. Com um pano úmido (não é preciso de cheirinho, porém eu uso um pouquinho de lustra moveis, pois gosto do cheiro), passe em todo o armário, inclusive nas gavetas. No meu caso não é preciso, mas caso o seu armário apresente mofo, utilize produtos que possam combater isso, nada pior do que cheiro de mofo. 

Hora de arrumar as roupas que voltarão ao armário. Separe por cor, tipo e tamanho (de manga, sem manga, de alcinha), enfim, tente deixa-las o mais iguais possíveis. Assim ajudará na hora de organizar, ficar o mais harmônico possível. A escolha do cabide, pode influenciar na hora de poupar espaço. Tenha cabides do mesmo modelo e coloque-os na mesma direção, e de preferencia com o gancho para dentro, assim fica mais fácil de colocar e tirar. Cabides finos e de cores neutras  deixam o visual mais limpo, os modelos com pregadores, deixe para calças e saias. 

Roupas nos cabides, se você tem opção para separar roupas de frio e de calor, faça isso. Fica muito mais fácil de arrumar.  Porém se não tiver, coloque em ordem os vestidos longos e casacos, depois as curtas e blazers, calças e saias. Sempre começando por tons claros, passando pelas coloridas (tente deixar um tom sobre tom) ate as escuras. Isso faz você perder menos tempo ao procurar por uma determinada peça. 



DICA: roupas que não esta usando em uma determinada estação, separe e coloque em uma caixa ou mala,  envolvidas por sacos para não sujar. Coloque em cima do guarda roupa, ou onde preferir. Isso vai liberar um grande espaço no guarda roupa. 

Roupas nas gavetas,  tente arruma-las enroladinhas (como mostra a figura), isso vai dar mais espaço nas gavetas, e fica mais fácil de encontra-las. 


Calçados, ocupam muito espaço no guarda roupa, ainda mais para nos mulheres. No meu caso, gosto de guarda-los nas próprias caixas deles, porém não fica muito bonito. Para isso existem caixas transparentes no mercado, que deixam mais bonitos e fáceis de encontrar, para facilitar, pode-se colocar etiquetas com o modelo e cor do sapato. 


Bolsas, devem der colocas em prateleiras, ou penduradas em mancebo. Para que não ocupem muito espaço, procure colocar uma dentro da outra, diminuindo metade da quantidade.

Acessórios, não os esconda. Quando resolvi arrumar meus colares e brincos. Não sabia ao certo onde colocar, eles ficavam em uma gaveta e toda vez que eu ia pegar um ficava uma zona. Por fim, para os colares, utilizei um cabide para cintos, e para os brincos uma camiseta velha que não usava mais, e o resultado é esse da foto. 





Se gostou das dicas e/ou que dar alguma, deixa um comentário aqui em baixo ;)