8 de dez de 2014

Passar roupa Corretamente #Segunda-Feira

Passar roupa é um dos serviços domésticos mais odiado por mim, e por muitas pessoas. Porém, não existo como escapar dele, a solução é colocar a “faca entre os dentes” e enfrentar. Para ajudar nesta árdua tarefa reuni alguns truques, que ainda ajudam a evitar que alguma roupa fique queimada ou até mesmo mal passada.




Tenha um bom ferro. Existem modelos que funcionam a seco ou a vapor, que facilita a eliminação de rugas e vincos nas roupas. Prefira os modelos com termostato prático, que disponha de várias opções de níveis de temperatura. Assim, você pode ajustar a temperatura ideal de acordo com cada tipo de tecido. A temperatura ideal em que a peça deve ser passada geralmente vem indicada na etiqueta. Caso a etiqueta não traga essa informação, vá aumentando a temperatura do ferro aos poucos.

Não deixe as roupas “torrarem” no sol. Uma boa dica para quem sofre na hora de desamassar as roupas, é não deixar as roupas expostas ao sol por muito tempo, pois elas ficam mais difíceis de passar. O ideal é que elas sejam recolhidas do varal assim que estiverem secas.

Dobre as roupas quando recolher do varal. Assim que retirar as roupas do varal, separe as que necessitam ser passadas e as que dispensam o uso do ferro. Dobre cada peça com muito cuidado, deixando bem esticadas para evitar que amassem mais. A única exceção são as camisas sociais, que são mais trabalhosas na hora de passar e por isso, devem ir do varal diretamente para o cabide.

Produtos que auxiliam. Use produtos que auxiliam na remoção de vincos e partes enrugadas e fazem com que o ferro deslize mais facilmente. Se não tiver esses produtos, você pode borrifar água misturada com um pouco de amaciante. Nas roupas pretas, o correto é borrifar somente água pura para evitar que fiquem com o aspecto de que estão cheias de pelos.

Pano fino em roupas delicadas. As roupas pretas e de tecidos como crepe, cetim e linho devem ser passadas do avesso. Outra opção é colocar um pano bem fino por cima. Isso evita brilhos e marcas indesejáveis. Siga a mesma orientação para peças delicadas, com bordados, aplicações ou estampas emborrachadas e use o ferro em baixa temperatura.

A temida camisa social. A camisa social é a peça considerada mais complicada de ser passada. A ordem correta para passar a camisa e deixá-la impecável, é começar deixando o colarinho reto, sem dobrar. Em seguida passe os punhos, mangas, parte frontal. Passe por último a parte das costas, finalize dobrando o colarinho e pendure a camisa imediatamente no cabide.