7 de abr de 2014

Dicas para Cozinha #Segunda-Feira

Dicas de cozinha

Olá, trago hoje para vocês dicas de cozinha, algumas minha mãe me passou há muito tempo, outras eu fui garimpando aqui e ali.
Acho que são muito importantes, principalmente para quem está começando a cozinhar. Quando eu fui morar sozinha e comecei a me aventurar na cozinha com mais freqüência, estas dicas ajudaram muito, hoje casada sei muita coisa, mais sempre buscando mais aprendizado na cozinha, e essas eu resolvi passar pra vcs.
Vamos a elas:

Aves, Carnes e Peixes




Colocando uma colher de azeite sobre a carne, verificará que ela se tornará mais macia e saborosa.
Para fazer bife ou peixe à milanesa, utilize apenas a clara do ovo, evitando que o óleo espume durante a fritura.
Para que a carne fique mais saborosa, salgue-a depois de frita ou assada, e não enquanto estiver crua.
Para amaciar bifes, espalhe sobre a carne um pouco de leite de mamão verde, deixando apenas alguns segundos.
Quando for dourar qualquer pedaço de carne, será mais rápido e melhor, se estiver bem seca e a gordura da panela bem quente.
Para bife de fígado ficar macio, nunca pingue água. Deixe-o de molho no leite frio antes. Meia hora antes de servir, tempere e frite em gordura bem quente. Aproveite o leite, depois, para o molho.
Para amolecer o coxão duro ou qualquer outra carne, basta deixá-lo 15 minutos no caldo de abacaxi: Isso ocorre porque o abacaxi tem uma enzima, a bromelina, que quebra a estrutura protéica da carne, o que favorece o corte.


Ovos



Evite colocar ovos gelados em água quente, pois podem rachar. Mas, se tiver que fazê-lo, fure-os com um alfinete na extremidade redonda antes de deitá-los na água.
Para cortar ovos cozidos em fatias sem esfarelar a gema, passe a faca na água fria.
Para que um ovo trincado não se quebre ao ser cozido, adicione uma colher de vinagre ou suco de limão à água do cozimento.
Para retirar a casca de ovos cozidos com maior facilidade, ponha-os em água fria logo após terem sido cozidos.
Para saber se um ovo está cozido ou não, faça-o girar sobre uma mesa. Se estiver cozido girará facilmente.

Cereais e Grãos



Juntando gotas de limão na água em que será feito o arroz, resultarão grãos mais soltos e mais claros.
Para requentar o arroz, derrame-lhe antes um pouco de água fervente. Coloque a panela em banho-maria durante 10 minutos, mexendo lentamente.
Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela ao fogo até secar.
Para tirar o cheiro e o gosto de queimado do arroz, coloque a panela destampada em cima de uma toalha molhada.
Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo de 3 a 5 minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.
Frutas e Hortaliças
Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para não escurecer.
O creme de abacate não escurece se for colocado dentro da vasilha, o próprio caroço, ou uma colher de aço inoxidável e guardar na geladeira.
Para empregar abacaxis em gelatinas, estes deverão ser em lata ou cozidos, pois crus evitam o congelamento por conterem enzimas.
Faça um suco de abacaxi diferente: coloque as cascas da fruta de molho em um litro de água. Deixe de um dia para o outro na geladeira. Depois coe e adoce a gosto.
Ao invés de cortar o maracujá ao meio para fazer suco experimente cortar só a ponta.Assim vc nao desperdica o caldo e tira a polpa de uma só vez.
Se o abacaxi que você comprou está muito azedo, ao cozinhá-lo com açúcar, em panela de pressão ou normal, para qualquer tipo de recheio ou outro doce qualquer, experimente colocar uma pitada de bicarbonato de sódio. O abacaxi perde o azedo e fica doce.


Leites e Derivados



Antes de por o leite para ferver, passe a leiteira em água, umedecendo-a por dentro. Evitará que o leite queime no fundo da mesma.
Você evitará que o leite derrame ao ferver, se colocar uma colher dentro da leiteira.
Para que o leite não absorva os outros odores da geladeira, guarde-o sempre em uma vasilha tampada.
O queijo não endurecerá ou ressecará se você passar manteiga ou margarina na parte cortada.
Bolos, Doces, Pães e Massas
Para evitar que o bolo grude no recipiente em que for levado à mesa, polvilhe a travessa com açúcar de confeiteiro, antes de colocar a massa.
Se a parte de baixo do bolo queimou, experimente retirar a parte queimada com um ralador de queijo.
Se ao desenformar o bolo, este estiver grudado, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará perfeitamente da forma.
Para que as passas e outras frutas não caiam no fundo da forma quando assar o bolo, convém passá-las na farinha de trigo.
Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma forma com água na prateleira superior do forno.

Aromas, Frituras e Manchas



Deixe para picar o pimentão após a cebola; ele tira o cheiro de cebola das mãos. Para tirar o cheiro do pimentão, basta lavar as mãos com sabão neutro.
Uma colherinha de vinagre posta na água em que se fervem as verduras, evita o odor desagradável que estas desprendem após fervidas.
Para tirar o cheiro de peixe das mãos, lave-as com vinagre e água ou com sal e água.
O cheiro das garrafas térmicas pode ser retirado quando deixadas com uma solução de água quente e sal por 10 a 15 minutos.
Para que a geladeira não fique com cheiro, ponha pó de café em um cantinho.
Sabe aquelas formiguinhas que estão sempre rodeando a pia ou o seu armário? Pois e só colocar alguns cravinhos da índia que elas vão embora rapidinho.
Outras

Para evitar que a água ferva e derrame, adicione um pouco de manteiga ou óleo de cozinha à água. 
Arroz e macarrão não transbordarão ou grudarão.
Para abrir a garrafa de vinho sem abridor, faça água quente correr pelo gargalo da garrafa. 
O calor expande o vidro, fazendo com que a rolha pule fora.
Para que o azeite não fique rançoso, coloque um pouco de açúcar no recipiente em que ele é guardado.
Para obter um excelente adubo para as suas plantas, bata no liquidificador as cascas das batatas.
Utilizar saco plástico transparente (um embaixo e outro por cima) para abrir massas com rolo. Desta forma não se faz necessária muita farinha, não faz sujeira e a massa fica da espessura que quiser.
As azeitonas só devem ser colocadas nos recheios por último, pois, se ferverem muito, deixarão um sabor amargo.
Para evitar que o bacon enrole, mergulhe as fatias em água fria antes de fritar.
Quando cozinhar batatas, para maionese ou a tradicional bacalhoada, após escorrê-las tampe-as com um guardanapo ainda dentro da panela para que o vapor seja absorvido e não fique nas batatas. Deste modo elas não ficarão aguadas.
Quando cozinhar beterrabas, junte um pouco de açúcar que conserva-lhes o sabor e reaviva a cor.
Armários: Para acabar com o mau cheiro dos armários, limpe-os bem com água e vinagre e coloque dentro deles um copo com leite fervendo. Deixe-o no armário até que esfrie completamente.
Bacalhau: Para tirar o cheiro de bacalhau das mãos, esfregue-as com algumas gotas de vinagre ou limão. Depois, passe as mãos e água morna antes de lavá-las.
Camarão: Para tirar o cheiro de camarão cozido das mãos, mergulhe-as em água morna com suco de limão e esfregue uma na outra. Depois lave-as normalmente.
Canos: Para acabar com mau cheiro dos canos, dissolva 1 colher de fermento químico em água, derrame no ralo e deixe agir durante a noite. Na manha seguinte, jogue água fervendo no ralo.
Cebola (e alho): Dicas para tirar o cheiro de alho e cebola das mãos:
- Esfregue açúcar e em seguida lave em água corrente
- Esfregue as mãos com limão em seguida, lave-as.
- Deixe aproximadamente 1 minuto debaixo de água corrente, SEM esfregá-las. Depois seque-as normalmente.
- Passe uma colher ou faca de aço inox nas mãos em água corrente (hoje em dia existe um “sabonete” em aço inox – vendido em lojas de utilidades domésticas.).
- Esfregue um pouco de vinagre branco nas mãos antes e depois de manipular cebolas e alho.
- Para tirara cheiro de cebola de facas e utensílios, esfregue sal neles e em seguida, lave-os com água quente.
Chaleiras e Cafeteiras: Para eliminar o mau cheiro de chaleiras e cafeteiras lave-as com água quente e um pouco de bicarbonato de sódio.
Cigarros: Para eliminar o cheiro de cigarro e evitar que impregne o ambiente, deixe pequenos potes cheios de vinagre no local. Para eliminar a sujeira e o cheiro de cigarro das cortinas, antes de lavá-las deixe-as de molho em água quente (se o tecido permitir) com um pouco de vinagre branco. Depois lave-as normalmente.
Cinzeiros: Para eliminar o cheiro de cinzeiros, coloque algumas gotas de cera dentro deles. Para lavá-los use água e vinagre.
Forno: Para eliminar mau cheiro do forno, coloque uma fôrma com água e casca de laranja para “cozinhar” por 15 minutos. Para o cheiro de queimado, coloque um pouco de sal no fundo do forno.
Frigideiras: Para tirar o mau cheiro de frigideiras, ponha um pouco de borra de café e, em seguida, lave-as com água fervendo.
Frituras: Para eliminar cheiro de fritura da cozinha, encha um copo de vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.  Para evitar que sua cozinha fique com cheiro de fritura, ferva na água uma casca de laranja em fogo baixo.
Garrafas térmicas: Deixe-as de molho em uma solução de água quente com sal. Depois e só enxaguar.
Gasolina: Para tirar o cheiro de gasolina das mãos, esfregue-as com sal grosso ou sal de cozinha umedecido em água. Em seguida lave-as com água e sabão.
Geladeiras e Freezer: Para eliminar mau cheiro da geladeira coloque dois copinhos descartáveis com bicarbonato de sódio (um na prateleira superior da porta da geladeira e outro na inferior). Deixe-os ali por 1 ano, e uma vez por semana dê uma mexida no bicarbonato. Para eliminar o cheiro forte da geladeira, deixe algumas folhas de louro dentro dela.
Gordura: Para eliminar o cheiro de gordura da casa, esquente em uma frigideira em fogo brando, um pouco de canela em pó. Outra opção é deixar uma vela acessa por algum tempo. Para tirar com facilidade o cheiro de gordura de porco das mãos pegue um pouco de sal e esfregue uma na outra.
Latas: Pingue algumas gotas de álcool, ponha no fogo e tampe a lata. Quando estiver fria é só lavar.
Latas de lixo: Para reduzir o odor de latas de lixo, borrife bicarbonato de sódio cada vez que colocar mais lixo dentro dela. Para prevenir mau cheiro, lave as lixeiras periodicamente com uma solução de 1 xicara de bicarbonato de sódio para cada 3 litros e meio de água.
Leite regurgitado: Para acabar com o cheiro de leite regurgitado nas roupas, aplique uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água.
Louças: Para tirar o cheiro de cebola, queijo ou peixe das louças e travessas, lave-as com água quente e cascas de limão.
Mala: Para eliminar o mau cheiro, coloque dentro da mala, por pelo menos 24 horas, uma latinha contendo pedaços de algodão umedecidos na colônia de sua preferência. Tampe a latinha (sua tampa deve ser toda furada) e feche bem a mala.
Mamadeiras: Para eliminar o cheiro forte de leite das mamadeiras, lave-as com água e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Deixe-as de molho nessa solução durante a noite e lave-as normalmente no dia seguinte.
Micro-ondas: Para eliminar mau cheiro do micro-ondas, junte 1 xicara de água e 2 fatias de limão num recipiente e aqueça por 2 minutos na potencia alta. Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio. Outra sugestão: coloque um copo com água e vinagre e deixa que ferva durante alguns minutos.
Moedores de café: Se você usou o moedor de café para moer alguma outra especiaria, elimine qualquer vestígio de odor ou sabor moendo alguns pedaços de pão antes de utilizá-lo novamente.
Mofo: Para eliminar cheiro de mofo do guarda roupa, ferva um litro de vinagrem coloque-o numa vasilha sem tampa e deixe-o dentro do armário por 3 horas, com as portas fechadas. Depois passe um pano molhado no vinagre por dentro e por fora do móvel e deixe-o aberto por várias horas, para que seque bem. Depois coloque alguns pedaços de giz ou saquinhos de cal para evitar que o cheiro de mofo volte.
Ovo: Para tirar cheiro de ovo das mãos use casca de limão.
Panelas: Para tirar o cheiro de ranço de uma panela de barro, coloque um pouco de água com borra de café, deixe agir por algum tempo e depois lave-a normalmente.
Peixe: Para eliminar cheiro de peixe de panelas, esfregue um pouco de borra de café e depois lave-as com sabão. Para tirar o cheiro de peixe das mãos, lave-as com vinagre, água e sal. Ou com as mãos ainda úmidas, esfregue-as com um pouco de bicarbonato de sódio. Depois é só enxaguar. Para eliminar o cheiro de peixe da cozinha, coloque um pouco de vinagre para ferver numa panela. Para eliminar o cheiro de peixe de uma churrasqueira, deixe a grelha sobre o fogo até que todos os restos queimem. Em seguida, limpe-a com folhas de jornal e lave-a com água fria. Para tirar o cheiro de peixe de frigideira, ferva um pouco de leite ou passe limão.
Potes plásticos: Para tirar mau cheiro dos vasilhames plásticos, lave-os bem e depois coloque uma folha de jornal amassada em seu interior, deixe por uma noite e na manha seguinte é só lavar.
Querosene: Para tirar cheiro de querosene das mãos, esfregue-as com casca de laranja, limao ou borra de café e, em seguida lave-as com sabão.
Roupas: Para evitar que as roupas lavadas com cloro ou água sanitária fiquem com o cheiro dos produtos, ao enxaguar misture algumas pitadas de sal na água.
Sapatos: Para eliminar o mau cheiro dos sapatos, polvilhe seu interior com bicarbonato de sódio. Depois e só passar um pano para retirar o excesso de pó.
Suor: Se suas roupas, mesmo depois de lavadas ficarem impregnadas com cheiro de suor, pingue algumas gotas de limão numa panela com água e deixe ferver. Em seguida, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho nessa água por alguns minutos. Tome cuidado com tecidos muito finos ou roupas cuja cor não seja muito firme.
Tábuas de alimentos: Para eliminar o cheiro das tábuas para alimentos passe ½ limão nelas e esfregue-as com bicarbonato de sódio. Outra opção é lavá-las com água e sal.
Tapetes: Para eliminar o mau cheiro dos tapetes, polvilhe-os com uma mistura composta por ¾ de copo de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de amido de milho e ¼ de copo de talco perfumado. Deixe a mistura agir por 15 minutos e então passe o aspirador de pó.
Tinta: Para tirar cheiro de tinta de locais recém-pintados, coloque no ambiente uma vasilha com miolo de pão. Ou deixe no ambiente uma bacia cheia de água com rodelas de cebola.
Vaso sanitário: Para eliminar o mau cheiro de vasos sanitários, jogue um pouco de bicarbonato de sódio na água. Deixe agir por algumas horas e dê descarga.
Vassouras: Para eliminar o mau cheiro de vassouras, limpe o cabo com um pano molhado em álcool. Em geral o cheiro desaparece, mas, caso o cheiro persistir passe um pano com suco de limão.
Vegetais: Para eliminar cheiro desagradáveis de vegetais como couve, repolho, e couve-flor no ambiente durante o cozimento, coloque um pedaço de rolha dentro da panela quando for cozinha-los.
Xixi:
Quando o cachorro fizer xixi no tapete, carpete ou no próprio piso, jogue um pouco de vinagre direto no local, esfregue um pano úmido com água e deixe secar.